CURSO “ASSISTÊNCIA JURÍDICA ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO”

4 de agosto de 2021, 18h30 até 19 de agosto de 2021, 21h30

Informações

DATA E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO:

4/8- 18h às 21:30h

5/8- 18h às 21:30h;

17/8- 18h às 21:30h;

18/8- tarde – 14:30 às 17h ; noite- 18h às 21:30h;

19/08 - 18h às 21:30h;

LOCAL: ONLINE – ZOOM DA OAB/SE

VALOR: GRATUITO

CERTIFICAÇÃO: FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 80%

OBJETIVOS

Ampliar e aprofundar a capacidade das/os advogadas/os que atuem na defesa dos interesses jurídicos da mulher em situação de violência de gênero (doméstica e familiar), proporcionando a estes/as profissionais uma visão crítica da condição de gênero, ampliando as dimensões da compreensão do conflito seja no âmbito doméstico ou fora dele, facilitando ou minimizando a condição da pessoa que sofre a violência, tendo como referência a Lei 11.340/2006, bem assim outras modificações que ocorreram até hoje.

JUSTIFICATIVA

Apesar da existência de igualdade no plano formal, permanecem na sociedade muitas formas de discriminação e violência em razão de gênero. Na época da Constituinte, a luta era focada no reconhecimento constitucional da igualdade entre homens e mulheres, sendo acolhida esta reivindicação pela Constituição de 05 de Outubro de 1988. Hoje a pauta é outra: a busca pela efetivação dos direitos, tema de presença indispensável na teoria jurídica contemporânea e, especialmente, caminhos possíveis que possam contribuir para a superação da violência de gênero.

Um desses caminhos é exatamente o que ora se propõe através deste curso sobre violência contra a mulher: a sensibilização e a capacitação para atuação diferenciada. Este curso abrange conteúdos relacionados à violência doméstica; apoio psicossocial à mulher em situação de violência; rede de assistência à mulher em situação de violência; Lei Maria da Penha; violência e contextos de vulnerabilidade; impactos da Violência Doméstica na família e repercussões nas ações cíveis e de família, dentre outros. Sem dúvida, aqueles que atuam na defesa dos direitos da mulher precisam estar aptos a identificar a incidência dos atos discriminatórios e de violência, pela observação de pequenos detalhes que podem passar despercebidos, inclusive em ações familistas, bem como encontrar a melhor forma de encaminhamento das questões.

Assim, o objetivo geral deste Curso de Capacitação é o aprofundamento dos debates e reflexões quanto às especificidades dessa área, em especial, relativamente à assistência, proteção e combate à violência contra a mulher, sensibilizando a advocacia para atuação diferenciada frente às demandas de mulheres em situação de violência em todo estado de Sergipe, qualificando os participantes na percepção das nuances da violência e/ou discriminação contra a mulher.

Busca-se destarte o oferecimento de conhecimentos situando a violência de gênero, em todas as suas formas, bem como fornecendo suporte para identificação e encaminhamentos necessários para a otimização de sua atuação, de maneira ética, cidadã e eficiente.

A violência doméstica e familiar contra a mulher é um fenômeno que atinge mulheres sem distinção, afetando mulheres de todas idades, classes sociais, raça ou etnia, não obstante algumas dessas interseccionalidades interferirem mais gravemente, causando maior violência. Os papeis construídos socialmente, ao longo dos tempos, para homens e mulheres, e os valores a eles atribuídos, proporcionaram uma hierarquização desses fazeres, cabendo à mulher um valor menor a tudo que faz, proporcionando ao homem o papel de chefe, de dono, de importante em qualquer ambiente, seja privado ou público. Apesar de a violência atingir qualquer classe social, voltamos este trabalho preferencialmente para capacitar a advocacia que trabalhe ou queira trabalhar, na assistência jurídica dativa às mulheres que não tenham condição de arcar com honorários advocatícios, tendo em vista o preconizado pelo art. 27/28 da Lei 11.340/2006.

PÚBLICO-ALVO

O curso tem com público-alvo advogadas e advogados que atuem ou que desejem atuar nas áreas jurídicas relacionadas à violência doméstica, na defesa dos interesses da mulher em situação de violência.

INSCRIÇÕES E CERTIFICAÇÃO

Serão disponibilizadas 90(noventa) vagas gratuitas para advogadas e advogados regularmente inscritas/os na OAB/SE. As inscrições devem ser feitas através do sítio eletrônico da OAB/SE/ESA. As aulas ocorrerão virtualmente através do Zoom (ESA/OAB-SE) e terão direito à certificação aquelas/es que atingirem a frequência mínima de 80% da carga horária do curso

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

O curso se estrutura em módulos, abrangendo: Violência doméstica e familiar contra a mulher na ótica interdisciplinar; reflexão sobre os desafios na realidade no dia-a-dia; o contexto relacional; a violência psicológica; o que faz com que “vítimas” não denunciem situações de violência, permanecendo com seus agressores? - Impactos da violência de gênero na família – Intervenções psicossociais em relação às partes e à família; Âmbito da violência doméstica; o Ciclo da Violência Doméstica; Assistência e acolhimento da vítima e responsabilização do autor. Aspectos processuais relevantes da Lei nº 11.340 . Medidas Protetivas e Procedimentos legais; atuação paradigmática de Comarca do interior na efetivação da Lei Maria da Penha. Encaminhamentos necessários. A atuação da assistência jurídica à mulher em situação de violência. Novos paradigmas de enfrentamento à violência de gêneroalterações legislativas que impactaram direta ou indiretamente a Lei Maria da Penha; Discutindo as Especificidades da violência de gênero: Principais tipos penais da Violência de Gênero, com ênfase para Violência Psicológica. Rede de enfrentamento à Violência de Gênero; medidas de assistência à mulher e à família. Caminhos que estão sendo construídos. Enfrentamento ã violência doméstica.

Carregando área de inscrição

Evento online

Link: http://esasergipe.org.br

Data: 04/08/2021 - 19/08/2021 às 18:30

COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER DA OAB/SE