II Cine Debate de Pesquisa de Gênero da CDDM-OAB/SE

23 de julho de 2020, 17h00 - 19h00

Informações

II Cine Debate de Pesquisa de Gênero da CDDM-OAB/SE
O II Cine Debate de Pesquisa de Gênero ocorrerá em 23/07/2020, às 17:00 hs, com transmissão ao vivo pelo Youtube da OAB/SE, e fará alusão ao Julho das Pretas, mês que traz uma agenda propositiva de ativismo das mulheres negras, sendo 25 de julho o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.
Essa segunda versão conta com o trabalho interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, por meio dos Grupos de Trabalho: Pesquisa de Gênero; Mídia, Cinema, Arte e Gênero; Gênero, Raça e Etnia. O evento tem a parceria da CDDM-OAB/SE com a ESA (Escola Superior da Advocacia de Sergipe), com a CAA-SE (Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe), e apoio do IBDFAM-SE (Instituto Brasileiro de Direito de Família em Sergipe).
Agora por meio virtual, o evento trará um debate sobre documentário Carolina, produzido por Jefferson De e estreado pela atriz Zezé Motta, que interpreta a escritora Carolina Maria de Jesus, cujo diário da favela foi um sucesso em 1960. Apesar do reconhecimento na época, a escritora morreu esquecida e pobre, com a posterior consagração internacional, tendo toda a sua obra, como Quarto de Despejo, traduzida em vários idiomas.
O evento contará com a participação das debatedoras: ProfaManoela Barbosa , Filósofa, Mestra em Crítica Cultural e Doutoranda em Literatura e Cultura (UFS), integrante do projeto Lusofônicas (BA); Profa Taylane Cruz, Escritora, Professora de escrita criativa, Jornalista, criadora do projeto Entre a Pele e a Palavra (que tem como proposta encontros em escolas e instituições de cultura para debater sobre a poesia e ficção de autoras negras), Assessora da Egbé - Mostra de Cinema Negro de Sergipe e do Sercine - Festival Sergipe de Audiovisual; e Dra.Carla Caroline de Oliveira Silva - Defensora Pública do Estado de Sergipe, integrante da Comissão da Mulher e da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Raça e Etnia da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM/OABSE), Mestranda em Direitos Humanos pela UNIT.
Inscriçõesaté as 12:00 hs do dia do evento (23/07/20). Link de acesso à sala zoom para os inscritos até uma hora antes do evento. Transmissão ao vivo e pública pelo YouTube da OAB/SE.
Ficha Técnica:
Carolina
Direção: Jefferson De;
Brasil, 2003, 14min;
Sinopse: Carolina (interpretada por Zezé Motta), mora com a filha, Vera Eunice. Cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito, ela desabafa e extravasa suas angústias por meio das palavras. Jeferson De roteiriza algumas passagens de Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus.
Link do documentário "Carolina" para assistir de forma prévia disponível no Youtube:https://youtu.be/Chl-lg87LVQ
Link para leitura prévia da obra Quarto de Despejo (JESUS, Carolina de; 1960):
Programação:
17:00 horas – Apresentação inicial;
17:20 horas – Debates;
18:20 horas – Roda de Conversa;
19:00 horas – Encerramento.

    Carregando área de inscrição

    Evento online

    Link: http://esasergipe.org.br

    Data: 23/07/2020 às 17:00

    COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER DA OAB/SE