Programa de Formação de Family Office FBN 2018

30 de outubro de 2018, 08h30 até 31 de outubro de 2018, 14h00

Hotel Pullman & Grand Mercure Vila Olímpia, São Paulo, SP

Informações

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE FAMILY OFFICE

As famílias empresárias vêm buscando cada vez mais entender como funcionam os “Escritórios de Família” ou Family Offices, que têm o papel de facilitador nas três esferas: família, patrimônio e empresa. Os Family Offices tem diferentes formatos e seu foco varia de acordo com o objetivo da família.

Podem ser constituídos como Single Family Office, estrutura dirigida por e para uma única família ou Multi Family Office, que atende várias famílias, podendo estar em estrutura de terceiros ou não.

OBJETIVO

O Programa será baseado em casos práticos, com o objetivo de buscar estruturas que ajudem a entender melhor quais são as demandas administrativas e societárias, educação da família, gestão de ativos financeiros, imobiliários e patrimoniais.

PÚBLICO ALVO

Membros de empresas familiares asso­ciados a FBN: fundadores, sócios, her­deiros, sucessores e executivos (indicados pelas famílias empresárias) que tem interesse em estruturar um Family Office ou aprimorar seus conhecimentos so­bre o assunto.

METODOLOGIA

O diferencial deste Progra­ma é utilizar uma abordagem baseada na experiência prática das famílias empresárias e, sua dinâmica com a uti­lização de DE­POIMENTOS no formato FBN – “De fa­mílias, para famílias”.

 

*AGENDA

1º Dia – 30 de outubro

08h30 – Abertura FBN

09h00 às 10h30 - Introdução ao Family Office com Olga Colpo, Conselheira e Consultora em Governança Estratégica. 

- Origem
- Objetivos
- Tipos de Family Office
- Benefícios
- Estrutura
- Pessoas (Perfil e Contratação)
- Custos
- Concierge

10h30 às 11h00 – Coffee Break

11h00 às 13h00 – Estruturas Societárias e seus efeitos tributários, com Alvaro Taiar, Tributário PwC

- Estruturas societárias, Holdings e Fundos de Investimento locais e internacionais
- Considerações sobre domicílio fiscal da estrutura societária escolhida
- Planejamento tributário do Family Office: investimentos imobiliários, Private Equity, investimentos líquidos
- Projeto de Lei 10.638 - nova proposta de tributar fundos fechados e FIPs

13h00 às 14h00 – Almoço

14h00 às 15h30 – Single Family Office com Dario Guarita, Belgravia Family Office

- Os principais desafios do Single Family Office
- O olhar para a família
- Objetivos dos diferentes núcleos da família
- Migração dos investimentos: Single Family Office -> Multi Family Office

15h30 às 16h15 – Multi Family Office, com Luiz Borges, UBS Consenso.

16h15 às 16h45 – Coffee Break

16h45 às 18h30 – Rodas de Conversa com especialistas, com os seguintes temas:

- Estruturação do Family Office
- Estruturas Societárias
- Multi Family Office
- Investimentos
- Educação
- Single Family Office

2º Dia – 31 de outubro

08h30 - Abertura

08h40 - Highlights dos resultados do Family Office Report Brasil realizado pelo ISE Business School e INEO

09h00 às 09h40 - Governança da Família, com Jason Hobday, Banco UBS - UBS Consenso

09h40 às 10h40 - Investimentos, com Marcelo Reis, Grupo Tavares de Melo:

- Políticas de Investimento
- Alocação de recursos
- Gestão de risco na gestão de ativos líquidos
- Escolha dos gestores
- Prestação de contas para a família

10h40 às 11h00 – Coffee Break

11h00 às 13h00 – O papel do Family Office na Educação da Família Empresária, com Marisa Alves, Grupo Algar, Aline Barbosa, Grupo Baumgart e Bruna Dias, Cambridge Family Enterprise Group

- A importância da formação dos futuros acionistas
- Desenvolvimento e preparação a longo prazo
- Educação financeira das futuras gerações
- Preparação para o mercado
- Aconselhamento de carreira
- Coaching e Mentoring
- Acompanhamento de empreendedores

*Programação sujeita a alteração.

Evento exclusivo para associados FBN.

 

PALESTRANTES

Aline Barbosa, Gerente de Governança Coporativa e Familiar, Grupo Baumgart
Advogada, pós-graduada em Direito Empresarial, pela PUC-SP. Atuou como advogada societária em multunacionais na área de mineração e construção e atualmente, ocupa a posição de Gerente de Governança Corporativa e Familiar do Grupo Baumgart. É também membro da Comissão de Secretaria de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa- IBGC.

Alvaro Taiar, Financial Services, PwC Brasil
Sócio líder de Financial Services da PwC Brasil e está na PwC há 29 anos. Alvaro é também o líder pela prática de Consultoria Tributária para o mercado financeiro, incluindo o setor de Wealth Management / Family Offices. Experiente em análises dos impactos tributários de investimentos locais e cross border e em planejamento tributário em aquisições, Alvaro liderou pela PwC alguns dos maiores M&As entre instituições financeiras no Brasil. Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e bacharel em Direito na Faculdade de Direito da USP (FADUSP - Largo São Francisco). Atua ainda como Professor de “Tributação do Mercado Financeiro", no curso de LLM Tributário no Insper.

Bruna Tokunaga Dias, Cambridge Family Enterprise Group
Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Possui especialização em orientação profissional pelo Instituto Pieron. Autora do livro “Crise dos 30 – A Adolescência da vida adulta” (2017). Atua há 15 anos na área de Psicologia e Recursos Humanos com fodo em Desenvolvimento de Pessoas e Times. Nos últimos anos tem se especializado em projetos de planejamento estratégico familiar, sucessão e desenvolvimento da próxima geração para empresas de controle familiar pela Cambridge Family Enterprise Group.

Dario Guarita, Belgravia Family Office
Formado em Administração de Empresas pela FAAP, é Presidente do Conselho da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, membro do Conselho do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), da SAVE (Sociedade para Conservação das Aves do Brasil) e do Comitê de Investimentos da VOX Capital, gestora de investimentos de impacto. Dario é Sócio Fundador da AMATA, empresa florestal brasileira que produz madeira certificada através do manejo sustentável de florestas tropicais e plantações de Pinus, Eucalipto e Espécies Nativas.

Jason Hobday, Banco UBS
Jason Hobday aconselha as famílias do Ultra High Net Worth em todo o mundo em sucessão, estratégia familiar, criação de governança familiar e estabelecimento ou otimização do funcionamento de um family office. Jason criou uma grande experiência em aconselhar os maiores e mais complexos clientes da família UBS em todo o mundo nos últimos sete anos.
Jason é um dos principais autores do recém-publicado UBS Cambridge Family Office Compass Built for Generations. Antes de se juntar ao UBS, ele passou nove anos com um grupo familiar multimilionário, onde atuou no conselho da empresa-mãe e serviu quatro anos como chefe do escritório de Londres. O amplo escopo das atividades do grupo permitiu-lhe adquirir conhecimentos especializados em diversas questões de family office, incluindo estruturação, gerenciamento operacional, gerenciamento de ativos / riscos (incluindo seguros globais), segurança, impostos, gerenciamento de patrimônio, herança e planejamento de sucessão.
Jason Hobday possui um LL.B da Universidade do Witwatersrand e é advogado admitido do Tribunal Superior da África do Sul.

Luiz Borges, UBS Consenso
Luiz Borges é Head da WM Brazil, sócio fundador da Consenso, uma das principais multinacionais brasileiras, membro do Comitê Executivo Brasileiro e membro do BoD UBS Consenso Participações.
Atua no setor financeiro desde 1965, ocupando posições de liderança, como de Investimento Privado do BBA Creditanstalt S.A., diretor estatutário do Banco Itamarati S.A. e o NMB Bank Group N.V.
Por meio de sua longa e bem-sucedida carreira, Borges adquiriu amplo conhecimento do setor financeiro e mercado brasileiro.
O executivo é membro ativo da comunidade e faz parte do Conselho de Diretores das ONGs locais.

Marcelo Reis, Diretor de Family Office, Grupo Tavares de Melo
Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e MBA em Finanças pelo Ibmec São Paulo (Insper). Com experiência em gestão de investimentos e governança familiar, com vários cursos de extensão nos temas relacionados, atualmente é o Diretor de family office do Grupo Tavares de Melo. Também é membro do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Fundação Getúlio Vargas – Direito SP (GV Law).

Olga Colpo, Conselheira e Consultora em Governança Estratégica
Membro do Conselho de Administração do Banco BMG, da Copel e da Solvi. Foi CEO da Participações Morro Vermelho. Desenvolveu sua carreira na PwC, empresa em que foi sócia por vinte e cinco anos e respondia pela Consultoria em Organização, Gestão de Mudanças e Capital Humano na América do Sul. Membro do Conselho Consultivo do MBA Executivo Internacional da FIA e da Comissão de Empresas Familiares do IBGC. Professora convidada do MBA Executivo Internacional da FIA, disciplina de Gestão de Mudanças, e do IBGC. Psicóloga, com MBA Executivo Internacional na FIA-USP, e especialização em Negócios e Gestão, em Harvard University e Michigan University. Participou de programas específicos no Insead e Singularity University.

Data do evento

30 de outubro de 2018, 08h30 até 31 de outubro de 2018, 14h00

Local do evento

Hotel Pullman & Grand Mercure Vila Olímpia

Rua Olimpíadas,205

Vila Olímpia, São Paulo - São Paulo