Peregrina Capelo

Grupo Espírita Paulo e Estevão - GEPE

“Pêra”, como é conhecida, conheceu a Doutrina Espírita por intermédio da avó materna, aos 18 anos. É facilitadora do estudo da Doutrina Espírita e trabalhadora do GEPE, colaborando com outros 16 centros espíritas. Advogada, corretora de imóveis e empresária do ramo de gestão de condomínios.

Eduardo Lima

-

Eduardo Lima é professor universitário, graduado em História pela UECE e Doutor em Ética e Epistemologia pela UFMG e pela Université Catholique de Louvain / Bélgica.

Francisco Cajazeiras

Instituto de Cultura Espírita do Ceará (ICE-CE)

Francisco de Assis Carvalho Cajazeiras nasceu na cidade de Fortaleza, estado do Ceará em 14/2/1954. Na literatura espírita tem usado o nome de Francisco Cajazeiras, com os seguintes títulos publicados: Depressão, Doença da Alma; "Bioética – Uma Contribuição Espírita" (Ed. Mnêmio Túlio);  "Palavras de Vianna de Carvalho", como organizador juntamente com Luciano Klein Filho (Ed. FEEC); "Evolução da Idéia Sobre Deus" (Editora EME); "Eutanásia – Enfoque Espírita" (Editora EME); "Conselhos Mediúnicos" (Editora EME); "Existe Vida... Depois do Casamento?" (Editora EME). Entre suas próximas publicações, constam os seguintes títulos: "Elementos de Teologia Espírita", "Curso Básico de Espiritismo" e "Curso Sobre Mediunidade". Exerce a função de médico clínico geral e cirurgião geral na capital do Ceará e leciona, como professor das disciplinas de "Neuroanatomia" e "Psicofarmacologia", na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e na Faculdade Integrada do Ceará (FIC). No Movimento Espírita tem participado de diversos Congressos, é expositor espírita com uma agenda de palestras e cursos em casas espíritas. É fundador e atual presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará (ICE-CE), fundador e diretor do informativo "Enfoque Espírita" (ICE-CE), sócio-fundador da Associação Médico-Espírita do Ceará (AME-CE), fundador e diretor do Clube do Livro Espírita Mensagem de Amor – CLEMA (Fortaleza), delegado do GED (Grupo de Estudos Doutrinários) no Hospital da Polícia Militar do Ceará (Cruzada dos Militares Espíritas). No biênio 1995-96, foi vice-presidente da Federação espírita do Estado do Ceará (FEEC). Médico e professor universitário, o Dr. Francisco Cajazeiras é um dos mais queridos trabalhadores do movimento espírita do Ceará. Militando há muito anos na Doutrina Espírita, o Dr. Cajazeiras é um pesquisador dedicado, autor de vários livros, onde aborda, sempre de forma muito clara e acessível, vários temas de relevância para aqueles que desejam compreender melhor a Doutrina dos Espíritos. Orador de destaque, preocupa-se muito com a divulgação do conhecimento espírita e profere palestras em várias casas espíritas por todo o estado. Fonte: Editora EME e Candeia

Jacob Melo

http://www.jacobmelo.com

Jacob L. de Melo FORMAÇÃO ESCOLAR: Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no ano de 1976, atuou poucos anos nesse ramo. Trabalhando com vidros, foi diretor técnico, superintendente e presidente de uma cinqüentenária indústria de vidros temperados sediada em Natal-RN. No ano de 2004 concluiu sua pós-graduação em Psicanálise, completando esse curso nos seus principais níveis: ditada, clínico e supervisão, pela Universidade Redentor, do Rio de Janeiro, e pela Sociedade Psicanalítica Neofreudiana do Brasil, de Natal-RN. FORMAÇÃO ESPÍRITA: Praticamente nascido num lar espírita, pois foi nos seus primeiros meses de vida que seus pais se tornaram espíritas, sempre esteve vinculado aos grupos de estudos e de divulgação da Doutrina. Como bom aluno de redação, sempre gostou de escrever. Mesmo muito jovem, por volta dos 13 anos, já escrevia pequenos artigos para jornais espíritas de sua cidade, Natal. Não mais do que 4 anos depois desse início, ele já redigia um jornalzinho para a Empresa na qual trabalhava, chamado “O Vidrinho”, onde sempre pontuava com artigos de elevado teor moral. Aos 15 anos de idade, sua mãe, Maria Dagmar de Melo, então presidente da FERN, intimou-o a fazer sua primeira mini-palestra, chamada de exórdio. Desde então, nunca mais parou de falar em público. No início de sua formação como palestrante procurava apresentar muita erudição, mas com o tempo foi trocando o excesso de informações pela leveza da análise que visa sempre o como aproveitar o que se lê, se pensa e se fala no dia-a-dia. Foi marcante sua presença na criação do FOREN – Fórum Espírita de Natal, evento de grande porte que durou 8 anos consecutivos sob sua direção. No embalo desses eventos, surgiu o GENE, uma organização que reunia os organizadores e dirigentes de grandes eventos doutrinários espíritas do Nordeste. Durante o FOREN ele foi o responsável pelo jornal InFOREN, que teve circulação bimestral, em todo território nacional, durante todo o período em que ocorreu o FOREN. Junto com amigos, no primeiro semestre de 1990 fundou o GEAK – Grupo Espírita Allan Kardec, em Natal e, posteriormente, no dia 05 de dezembro do mesmo ano foi um dos fundadores do LEAN – Lar Espírita Alvorada Nova, instituição da qual é o atual presidente. Em setembro de 1992 foi publicado seu primeiro livro, pela Federação Espírita Brasileira –FEB: "O PASSE – Seu Estudo, Suas Técnicas, Sua Prática", livro este que se tornou referência para todo aquele que pretenda estudar os passes e o Magnetismo e, comercialmente, virou um grande best-seller, com mais de 100.000 exemplares vendidos.

José Otávio

Universidade Federal de Campina Grande

José Otávio Aguiar é doutor e pós-doutor em História e Culturas Políticas, professor da Universidade Federal de Campina Grande/PB, e autor e co-autor em diversos livros e artigos.

Luciano Klein Filho

Federação Espírita do Estado do Ceará - FEEC

Bacharel em Administração de Empresas, licenciado em História e pós-graduado em Teoria e Metodologia da História, Luciano Klein Filho é professor efetivo de História do Colégio Militar de Fortaleza. Colaborando em diversas atividades no movimento espírita cearense, participou da fundação da Federação Espírita do Estado do Ceará e do Centro de Documentação Espírita do Ceará, entre outras instituições. Orador Espírita, dedica-se à pesquisa visando o resgate da memória do Espiritismo do Ceará.

Nilton Sousa

Sociedade de Estudos Espíritas Casa de Francisco

Pesquisador e escritor espírita desde os 16 anos. Co-Fundador  do Instituto de Cultura Espírita, do Lar Espírita Chico Xavier, do Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado, do Lar Beneficente Clara de Assis e da Casa de Francisco. Criador dos projetos Caravana da Fraternidade e Corrente do Bem. Atualmente coordena as atividades da Casa de Francisco e é presidente da Obra Social Lar de Clara, onde desenvolve o trabalho de psicografia de Cartas do Além.