VIII SEMANA DE GEOGRAFIA: ESTADO E REFORMAS POLÍTICAS EM TEMPOS DE CRISE

A Semana da Geografia é um momento particular na formação inicial e continuada de professores por reunir os interessados na produção do conhecimento geográfico e apresentar os resultados de trabalhos e pesquisas desenvolvidos por docentes, alunos e demais pesquisadores. Desde a sua primeira edição (em 2008), a realização da Semana da Geografia se destaca por evidenciar estudos de natureza geográfica sobre o estado sergipano, notadamente sobre a microrregião de Itabaiana. Os grupos de pesquisa formados pelos docentes da UFS têm a oportunidade de apresentar os resultados de seus trabalhos. Os programas institucionais como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), o PET (Programa de Educação Tutorial) e os programas de pós-graduação da UFS (PPGEO, PRODEMA, PPGED) também têm encontrado o espaço de divulgação e socialização de seus trabalhos na Semana da Geografia. Com temáticas variadas que abrangem estudos sobre a educação, o ensino de Geografia, o meio ambiente, gestão do território, políticas públicas, espaço urbano e agrário, o mundo do trabalho, relação campo-cidade são aprofundadas questões relativas à produção do espaço sergipano em múltiplas escalas.

Na oitava edição do evento propõe-se uma temática que coloca o Estado na centralidade da discussão. Dadas as reformas políticas e constitucionais nos últimos anos e seus rebatimentos na educação e no conjunto das relações sociais, torna-se relevante compreender as ações empreendidas pelos governos como medidas para conter a crise que se abate sobre os países.

Convidamos a todos para participarem desse evento que está estruturado em conferências, mesas redondas e grupos de trabalho que tratarão dos processos políticos que redefinem a sociedade brasileira e estão articulados em múltiplas escalas.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Universidade Federal de Sergipe - Campus Itabaiana - Avenida Vereador Olimpio Grande, 200, Porto, Itabaiana - Sergipe