SEMCOMP SSA 2021

25 de outubro de 2021, 13h00 até 31 de outubro de 2021, 18h30

Informações

A SEMCOMP 2021 é um evento que visa fomentar o empreendedorismo e movimentar a comunidade de computação do estado da Bahia.

Em sua 9° edição, a SEMCOMP está com uma programação bem diversificada. Teremos grandes nomes nacionais do cenário da computação que ministrarão minicursos, palestras e atividades para capacitação técnica dos participantes. Vai ter palestras, workshops, stickers, café... e muito mais! :D

Se você está afim de interagir mais com as comunidades de tecnologia da informação e comunicação da Bahia, a SEMCOMP é o seu evento.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Ana Antar

Saiba mais

Fabiani Borges (Fabi)

Saiba mais

Micael Mota

Saiba mais

Mayk Brito

Saiba mais

Abner

Saiba mais

Ana Luiza Portello Bastos

Saiba mais

Mila Laranjeira

Saiba mais

Renata Ribeiro

Saiba mais

Lucas Montano

Saiba mais

Joice Dantas

Saiba mais

Pablo Florentino

Saiba mais

Adeilson Silva

Saiba mais

Bruno Cabral

Saiba mais

Karina Yumi

Saiba mais

Andressa Freires (Dessa)

Saiba mais

Manuela Maciel

Saiba mais

Bernardo

Saiba mais

Vinicius Teixeira

Saiba mais

Thalles Medrado

Saiba mais

Luana Menezes

Saiba mais

Lobba Mattos

Saiba mais

Vinicius Albino

Saiba mais

Thienne Czizeweski

Programação:

Aprendizado de Máquina: Como fazer e subir em produção Palestra · Bruno Cabral

O cenário da Ciência de Dados no Brasil na atualidade Palestra · Renata Ribeiro

Dados cidadãos para uma cidade Copyleft Palestra · Pablo Florentino

Desenvolvendo apps em grande escala Palestra · Vinicius Albino

Desmitificando Data Science - Um roadmap para a área Palestra · Andressa Freires (Dessa)

Como se preparar para uma carreira Internacional Palestra · Micael Mota

Como participar de comunidades ajuda no aprendizado Palestra · Mayk Brito

A importância do Clean Code e BDD nos Testes Automáticos Palestra

Mitos e Verdades sobre Deep Learning Palestra · Mila Laranjeira

Astro: Construindo sites super velozes com zero Javascript Palestra · Abner

Introdução ao ao Paradigma de Programação Funcional com JS Workshop · Ana Luiza Portello Bastos

GRUPRO: Maratonas de Programação Palestra · Bernardo, Thalles Medrado, Vinicius Teixeira

Bate papo sobre Carreira Palestra · Lucas Montano

Por que pensar na experiência da pessoa usuária? Palestra · Luana Menezes

Carreira e Desenvolvimento na Afterverse Palestra

Protagonismo e carreira na XP Inc Palestra · Thienne Czizeweski

LGPD e Privacy by Design Palestra · Fabiani Borges (Fabi)

Incidente de dados pessoais: o que é e como resolver? Palestra · Manuela Maciel

Visão Computacional e Forense Digital; algumas incertezas Palestra · Adeilson Silva

Como pentest pode ajudar a tornar aplicações melhores Palestra

The Night of the Hunter Palestra · Joice Dantas

Maratona de Programação Abertura

Fazendo seu primeiro jogo na Unity! Workshop

Criação de Jogos com Unity Palestra · Karina Yumi

Narrativa e jogabilidade, superando falsas dicotomias Abertura · Lobba Mattos

Welcome to Afterverse Palestra

Tech Artist: Perfil X Profissão Palestra

A WGJ e o desenvolvimento de um ecossistema mais plural Palestra · Ana Antar

Campeonato de Jogos Abertura

Evento online

Link: https://www.instagram.com/semcompssa/

Data: 25/10/2021 - 31/10/2021 às 13:00

InfoJr UFBA

Empresa Júnior de Informática da Universidade Federal da Bahia foi fundada em 26 de Janeiro de 1998, formada por alunos dos cursos de Computação, a empresa busca através de atividades teóricas e práticas, complementar a grade curricular.

Ana Antar

ERA Game Studio


Ana Antar é Co-fundadora da ERA Game Studio, empresa responsável pela criação do primeiro Live Game do mundo. É produtora nacional da Women Game Jam, maior maratona global de desenvolvimento de jogos com recorte de gênero. É Diretora Teatral formada pela UFBA, Pós Graduada em Game Design pela UNEB, desenvolvedora de jogos, gerente de projetos, roteirista, produtora e articuladora cultural.

Fabiani Borges (Fabi)

-


Advogada, especialista em Processo Civil, Direito Eletrônico e Compliance, membro do IAPP - Internacional Association of Privacy Professionals, do Instituto Nacional de Proteção de Dados, da ISOC (Internet Society) Brasil, da Comissão de TI e Direito Digital da OAB/BA, da Comissão dos Direitos das Pessoas com Autismo do Conselho Federal da OAB, co-fundadora do capítulo de Salvador do Legal Hackers e do coletivo Autimais.

Micael Mota

-


Desenvolvedor, soteropolitano, apaixonado por tecnologia, música e transformação. Orientado à solução. Desde de 2014 construindo uma intensa carreira profissional trabalhando com tecnologias recentes em projetos que vão desde Web e mobile a IoT, Inteligência artificial, Biometria, Visão computacional,

Mayk Brito

Rocketseat


Programador e Educador com foco no ensino de programação WEB para iniciantes. Há mais de 13 anos, já pudemos impactar centenas de milhares de pessoas com o projeto Discover oferecido pela Rocketseat e que tem a visão de ensinar programação WEB para toda pessoa que se interessar em ingressar na carreira de programação WEB.

Abner

InfoJr UFBA


Desenvolvedor e freelancer fullstack, responsável por ajduar pequenos negócios e startups atirar suas ideias do papel com sites modernos, bonitos e robustos, orientador de front-end na InfoJr e completamente apaixonado por xadrez e cachorros.

Ana Luiza Portello Bastos

-


Ciêntista da computação, engenheira de software, evangelista de programacao funcional, twitteira nas horas vagas.

Mila Laranjeira

Peixe Babel


Baiana, Doutoranda em Ciência da Computação na UFMG e criadora do canal Peixe Babel no YouTube, fundado por ela em 2014 para popularizar o conhecimento tecnológico e dar visibilidade à diversidade de profissionais da área. Também é instrutora do curso de extensão Hands-on Deep Learning da UFMG, além de instrutora na plataforma Alura de cursos online.

Renata Ribeiro

-


Bacharela em Ciência e Tecnologia e gradua no momento o curso de Ciência da Computação, ambos pela UFBA e atua como estagiária em Analisa de Dados na RD Station. Apaixonada por tecnologia, ama as possibilidades que está pode trazer para grupos minoritários, principalmente referentes à gênero e raça. Buscando auxiliar esses grupos minoritários no ingresso e na permanência na área de tecnologia, se tornou em 2018 membro do Meninas Digitais Regional Bahia e em 2021 começou a produzir conteúdo voltado para a área de dados no Instagram @renadeveloper.

Lucas Montano

DisneyPlus


Senior engineer na Disney+ e criador de conteúdo no Youtube e na TwitchTV

Joice Dantas

-


Analista em Segurança da Informação com formação em Sistemas de Informação pela UNEB. Tem experiência e cursos nas áreas de SOC, threat hunting e Resposta a Incidentes com vivênvia nos segmentos de automação industrial, saúde, varejo e governamental. Foi pesquisadora na área de cloud forensic entre 2012 e 2019. É também palestrante, autora, e voluntária do projeto WOMCY | LATAM Women in Cybersecurity.

Pablo Florentino

IFBA


Professor adjunto do IFBA,Campus Salvador. Possui doutorado em Urbanismo no PPGAU-UFBA e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Membro do Coletivo Mobicidade SSA e do Observatório da Mobilidade de SSA. Parte de sua pesquisa dedica-se a obtenção, estruturação e visualização de dados urbanos.

Adeilson Silva

-


Mestrando em Ciência da Computação pelo PGCOMP-UFBA, pensquisando sobre detecção automatizada de malwares utilizando redes neurais profundas. Iniciou na área de visão computacional trabalhando com detecção e reconhecimento de faces em imagens coloridas, detecção contínua e fraudes em sistemas de reconhecimento facial.

Bruno Cabral

Escavador


CEO do Escavador onde lidera o time de backend e IA. É mestre em Ciência da Computação pela UFBA, com graduação sanduíche pela UFBA/University of Washington, e faz atualmente Doutorado na área de Processamento de Linguagem Natural.

Karina Yumi

Afterverse


Karina Yumi é graduanda de Engenharia Elétrica - com foco em Engenharia Biomédica e Sistemas Digitais - na Universidade de São Paulo no campus de São Carlos. Atuou como presidente do grupo extracurricular IEEE Student Branch USP São Carlos em 2018 e, desde 2017, é organizadora da Copa SMEC São Carlos de Handebol. Amante de esportes, cultura japonesa e jogos, iniciou sua carreira em desenvolvimento de jogos na Afterverse em 2021.

Andressa Freires (Dessa)

Female Tech Leaders


Uma mulher apaixonada por dados e pessoas. Cientista de dados sênior na Koin, colunista na Female Tech Leaders, coordenadora da AI Girls e membro do AfroPython.

Manuela Maciel

Escavador


Advogada e encarregada no Escavador, parte da equipe de Proteção de Dados e Compliance do Chezzi Advogados. Pós graduanda em Proteção de Dados e Privacidade pelo IDP, e certificada pelo Instituto Data Privacy.

Bernardo

-


Competidor em maratonas de programação. Fui medalhista de outro na última final brasileira e me qualifiquei para disputar a final mundial.

Vinicius Teixeira

Cubos


Sou estudante de Ciência da Computação na UFBA e participo de competições de programação como membro do GRUPRO desde 2018. Em 2021 conquistei a medalha de ouro na Final Brasileira, classificando minha equipe para a Final Mundial em Bangladesh. Atualmente sou estagiário na Cubos.

Thalles Medrado

-


Thalles é estudante de Computação pela UFBA, medalhista de Ouro na XXV Maratona de Programação e atualmente faz estágio na Jusbrasil. Representará a universidade mundialmente na ICPC World Finals 2022 com o time União Fiasco (que de fiasco tem só o nome hehe).

Luana Menezes

XP Inc.


Luana Menezes é Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal da Bahia com formação complementar em Ciência da Computação pela Salem State University (EUA). Possui Especialização em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá e seu foco de pesquisa é o Design Centrado no Usuário. Possui 6 anos de Experiência em Desenvolvimento de Software e atualmente trabalha como Product Designer na XP Inc.

Lobba Mattos

WanderDoor


Lobba Mattos é desenvolvedora de jogos e graduanda no curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Formada em desenvolvimento de jogos digitais pelo SENAC, é membro da BIND - Bahia Indie Game Developers, e faz pesquisa no campo da Educação, Inclusão e Diversidade.

Vinicius Albino

XP Inc.


Programador iOS desde 2010, trabalha na área de TI desde 2008. Já atuei em diversos projetos de grandes empresas, Netshoes, DogHero, e em 2019 entrei na XPInc, para ajudar no crescimento mobile da empresa. Hoje auto como capitão da Guilda Mobile, e sou Egineering Manager do Time de serviços transacionais PJ. Nas horas vagas gosto de passear e brincar com meu cachorro, e sou fanático por esportes, corrida, futebol, basquete, musculação, gosto de todos eles.

Thienne Czizeweski

XP Inc.


Thienne é Product Manager na XP Inc., desenvolvendo estratégias de produtos e processos de recrutamento e seleção. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em análise de dados, seu foco de carreira é tecnologia e inovação, com sólida experiência na área de Gente. Mulher negra e mãe, é atuante na democratização dos espaços do mercado de trabalho, diversidade e inclusão e lidera os coletivos Blacks e MLHR3 na XP Inc.