V SEMEARES

9 de setembro de 2019, 08h00 - 12h00
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Colégio Técnico - UFPI - Teresina-PI - Teresina, PI

Os trabalhos deverão ser enviados no formulário de inscrição no campo específico. 

 

Data limite para envio dos artigos: 02 de setembro de 2019;

· O participante poderá efetuar a inscrição e enviar o artigo posteriormente, observando-se a data limite de 31 de agosto de 2019.

· Para efetuar a inscrição, preencher o formulário disponível no site e anexar os seguintes documentos:

1. Artigo Completo salvo EXCLUSIVAMENTE no Formato WORD (doc) e identificado com o(os) nome(s) do(s) autor(es) inscrito(s);

2. Comprovante de Pagamento ( Cartão, Boleto bancário e Transferência Bancária);

3. Comprovante de Estudante do Ensino Médio, de Graduação e de Pós-Graduação ou Profissional.

· O trabalho deve ser submetido no formato de ARTIGO CIENTÍFICO, contendo: resumo, palavras-chave, desenvolvimento do texto (incluindo a introdução, metodologia, resultado/discussão), Considerações Finais e Referências. (conforme modelo em anexo)

· A relação dos TRABALHOS APROVADOS será PUBLICADA no site do Seminário, conforme a liberação da Comissão Científica;

· Os artigos aprovados serão publicados no formato E-Book (ISBN) e veiculados no site em até 90 dias úteis após o encerramento do Evento. Autores:

· É permitida a ASSINATURA de 01 (um) autor + 03 (três) co-autores para

cada trabalho inscrito (estando incluso o Orientador);

· Os artigos inscritos por Estudantes de Ensino Básico, Técnico ou Graduação devem conter o nome do Orientador.

Estrutura do Artigo:

· O Artigo deve conter entre 09 a 12 laudas, sendo redigido em português, (é permitido também artigo em inglês, francês e espanhol) com letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margem de página de 2 cm em todos os lados, justificado e sem dividir palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser inscritas em itálico;

· O Título do artigo deve conter a ideia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível, escrito em letras maiúsculas (tamanho 14), CENTRALIZADO;

 

· Observação: O abstract deve ser suprimido.

· A redação dos artigos deve ser concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão;

· É PROIBIDO O USO de NEGRITO NO TEXTO. É permitido somente nas referências.

· Haverá disponibilidade de Datashow para apresentação dos trabalhos em comunicação. O tempo de Apresentação será entre 10 e 15 minutos. A apresentação será no auditório do CTT.

· É permitida a apresentação no formato de Banner (elaborado pelo autor do artigo), o tempo de Apresentação será 2 horas.;

· Cada participante inscrito só poderá apresentar 01 (um) trabalho;

· Os Certificados serão entregues EXCLUSIVAMENTE AOS AUTORES presentes e devidamente inscritos no Seminário, ao término de todas as apresentações ou após o evento no site.

· Regras para apresentação na modalidade pôster (Banner)

1 -Tamanho do pôster: Largura: 90cm; Altura: 1.10 m.

2 -Deve constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e cidade/estado do(s) autor(es), eixo temático, introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão, conclusão (considerações finais), Agradecimentos e referências. Os métodos e resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e /ou tabelas.

3 – Cabe a um dos autores fixar o pôster antes do início da sessão, devendo permanecer durante todo o período definido pela comissão organizadora.

4 - A retirada dos pôsteres ao final das apresentações fica a criterio dos apresentadores, podendo deixar fixado para a comissão do SEMEARES confecçionar bolsas para o proximo Evento.

5 - Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster que será divulgado na página do Evento.

 

MODELO DO ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO

INSERIR O TÍTULO: CLARO, CONCISO, SEM QUEBRA DE LINHA, EM NEGRITO. USAR CAIXA ALTA (EXCETO A GRAFIA DE CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DOS SERES VIVOS, FEITA EM LATIM, USANDO CAIXA ALTA/BAIXA E ITÁLICO). Fonte Arial 14

 

João X. Braz1*, Lívia S. Dutra2, Saulo G. Porto1, Antônio de Menezes3

1. Estudante de IC da Fac.de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

2. Pesquisadora da Faculdade de Educação da USP

3. FFLCH-USP - Departamento de História / Orientador

Obs.: Os nomes acima são fictícios, para exemplificação. Identificar o nível de formação de cada autor (e do orientador, se houver). Informar as Instituições dos autores. Fonte Arial 10

 

RESUMO:

Descreva os pontos principais do trabalho incluindo o(s) objetivo(s) metodologia, resultados, discussão e conclusão de forma clara.

 

PALAVRAS-CHAVE: Informar 4, palavras separadas por ponto e vírgula. Limite 100 caracteres.As palavras-chave do trabalho não podem estar contidas no título do trabalho.

 

INTRODUÇÃO:

Apresentar visão geral sobre o tema, com as justificativas. Contextualização do tema. Incluir o(s) objetivo(s) da pesquisa no final da introdução. (Não ultrapasse 3 laudas)

 

METODOLOGIA:

Descreva como o trabalho foi realizado (procedimentos / estratégias; os sujeitos / participantes

/ documentos; equipamentos / ambientes (não ultrapasse 3 laudas)

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Se possível, não ultrapassar 5 laudas.

 

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

O tamanho total da conclusão não ultrapasse 2 laudas.

AGRADECIMENTOS – Agradecer alguma instituição que financiou a pesquisa ou algum pesquisar com contribuiu para a realização do trabalhp. (não ultrapasse 10 linhas).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – NÃO ULTRAPASSE 1 LAUDA

Descreva as principais referências