Curso de Usabilidade

29/07/2017, Local à confirmar, São Paulo, SP

Sobre

Dias 29/07 e 30/07, sábado e domingo das 10:00 as 17:30hs.

"Usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico. (ISO 9241-11)"

O Teste de Usabilidade é uma técnica para avaliar a facilidade de uso e a utilidade de produtos e interfaces. Nele, solicitamos aos usuarios que realizem determinadas tarefas com o produto em análise, pensando em voz alta, enquanto são observados. Dessa forma, podemos entender melhor o comportamento dos usuários e detectar problemas que não podem ser encontrados pelos especialistas.

Objetivos deste curso

  • Apresentar algumas metodologias e métricas para avaliação de interfaces como testes A/B, mapa de calor, análise heurística e five second test.
  • Apresentar o conceito usabilidade, para então planejar, organizar, recrutar usuários e aplicar um Teste de Usabilidade na prática.

Sobre o curso

Carga Horária: 12 horas (sábado e domingo das 10:00 as 17:30).

Conteúdos e práticas:

* Sujeito a alterações

  • Design Centrado no Usuário;
  • Introdução a Usabilidade;
  • Métricas de avaliação de interface: teste A/B e Mapa de calor;
  • Avaliações de Usabilidade: Análise Heurística, Five Second Test e Teste de Usabilidade;
  • Testes de Usabilidade: presencial, à distância e em dispositivos móveis;
  • Prática: Planejamento, organização e aplicação de um Teste de Usabilidade;

Sobre o Instrutor

Edu Agni é designer especialista em User Experience, e trabalha há treze anos com projetos nas áreas de design e usabilidade. É criador e editor do UX.BLOG, curador da área de design e multimídia da Campus Party Brasil e UX Designer na ContaAzul.

Política de matrícula, cancelamento e reembolso

  • A vaga do participante no curso somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participantes será permitida se for comunicada por e-mail com até um dia de antecedência ao evento. Caso não haja tal comunicação, o substituto não poderá ingressar na sala de aula.
  • Em caso de desistência, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante solicitação por e-mail:
    1. Aviso com 15 (quinze) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 10 (dez) dias ou transferência para outro curso de igual valor, a critério do participante.
    2. Aviso com 03 (três) dias à 14 (catorze) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 10 (dez) dias.
    3. Aviso com menos de 72 horas de antecedência: não haverá devolução do valor investido nem transferência para outro curso.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, desconto ou transferência de inscrição.
  • A qualquer momento a Mergo poderá realizar promoções referentes a inscrição no curso (como o fornecimento de descontos ou brindes). Este fato, no entanto, não dará direito a bonificação, descontos ou brindes aos participantes inscritos anteriormente a promoção.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o evento com aviso prévio de, no mínimo, 7 dias de antecedência. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.

Local do evento

Local à confirmar - , ., São Paulo, São Paulo

Programação

Horário Atividade Descrição
24/06
10h00 Sala 1 Design Centrado no Usuário Entendendo as metodologias que utilizam as etapas de DCU: identificar requisitos, criar soluções alternativas, desenvolver protótipos e avaliar com usuários.
11h00 Sala 1 Retorno sobre Investimento em Usabilidade Entre as 12 principais razões que fazem com que haja falhas nos projetos, 3 estão diretamente relacionadas a falta de trabalho com a experiência do usuário.
12h00 Restaurantes Almoço Pausa para uma boquinha :)
13h30 Sala 1 Princípios e diretrizes de Usabilidade Wilfred Hansen em User Engineering Principles for Interactive Systems enumera os primeiros princípios para o design de sistemas interativos.
14h30 Sala 1 Entendendo a Avaliação Heurística Avaliação Heurística, termo cunhado por Jakob Nielsen e Rolf Molich, foi criada em 1990, como método de inspeção para encontrar determinados tipos de problemas em uma interface do usuário.
15h30 Sala 1 Coffee-Break Para para um café + networking :)
16h00 Sala 1 Prática: Avaliação Heurística Fazendo a avaliação da usabildade de um website.
17h00 Sala 1 Métricas de avaliação de interfaces Entendendo um pouco mais sobre Testes A/B, Mapas de Calor e gravação de sessões de navegação. p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; color: #454545}
25/06
10h00 Sala 1 Entendendo os Testes de Usabilidade Um Teste de Usabilidade tradicional solicita aos usua?rios que realizem determinadas tarefas no site em ana?lise, pensando em voz alta, enquanto sa?o observados.
11h00 Sala 1 Teste de Usabilidade Mobile Entendendo as mudanças de contexto e perspectiva na avaliação de interfaces móveis.
11h30 Sala 1 Teste de Usabilidade Remoto Os testes remotos utilizam recursos de comunicação e de captura de telas, para alcançar usuários dispersos geograficamente.
12h00 Restaurantes Almoço Pausa para uma boquinha :)
13h30 Sala 1 Prática: Planejamento de um teste de usabilidade Definindo objetivos, métricas, cenários, tarefas e roteiro para o teste de usabilidade.
14h30 Sala 1 Prática: Aplicação do Teste de Usabilidade Recrutando usuários e aplicando o teste de usabilidade planejado.
15h30 Sala 1 Coffee-Break Pausa para um café + networking.
16h00 Sala 1 Prática: Relatório do teste de usabilidade Documentando e priorizando as descobertas do teste de usabilidade.
17h00 Sala 1 Considerações finais Apresentação dos relatórios e finalização do curso.

Inscrições

Organizador

  • Mergo User Experience
    A Mergo é uma consultoria de Usabilidade e User Experience que trabalha com processos imersivos e pesquisas voltadas a concepção de produtos e serviços centrados no usuário. Foi fundada por Edu Agni, que é consultor de Experiência do Usuário, palestrante e pesquisador, e trabalha há onze anos com projetos nas áreas de design, usabilidade, arquitetura de informação e front-end. É criador e editor do UX.BLOG, curador da área de design e multimídia da Campus Party Brasil e idealizador e facilitador do UX Weekend.
    Entre em contato